Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco acontece na segunda de Carnaval

Foto: Jan Ribeiro / Pref. de Olinda
Cerca de 40 grupos de baque solto participarão da apresentação, que acontece
 já há 26 anos
A tradição e a magia do maracatu encantam gerações há décadas. Foi pensando nesse potencial que o Mestre Salustiano criou, há 26 anos, o Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, que acontece anualmente nas segundas-feiras de Carnaval. Em 2016, o legado segue firme, perpetuado pelos descendentes de Salu. O 26º Encontro acontece gratuitamente na próxima segunda-feira (08/02), na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara.

De acordo com Pedro Salustiano, organizador do evento, participarão da edição 2016 cerca de 40 grupos oriundos da Zona da Mata pernambucana. O momento proporciona uma verdadeira imersão na cultura popular, remontando as raízes culturais do estado. “O grupos partem da Casa da Rabeca e seguem em desfile até a praça Ilumiara Zumbi, onde se apresentam por várias horas”, comenta ele, que é um dos filhos do Mestre Salu. O espetáculo tem início às 8h.


Conforme mandam os costumes, os grupos são todos de maracatu de baque solto, vertente do ritmo que é própria da zona rural. As apresentações, portanto, refletem mais do que um estilo musical, mas a própria cultura e a vida do pernambucano interiorano, emanadas na forma de som. “Queremos mostrar, principalmente para as novas gerações, que nossas tradições continuam vivas e bem atuantes. Essa é uma bandeira que defenderemos sempre”, ressalta Pedro.

MESCLADO – Além do Encontro de Maracatus, acontecerá também na Cidade Tabajara o 12º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, festa que animará a folia de Momo na região. No domingo (07) e na segunda-feira (08), o espaço ficará aberto gratuitamente das 9h às 18h, com programação carnavalesca intensa para foliões de todos os gostos.

Materializando a multiculturalidade do Carnaval pernambucano, a Casa da Rabeca vai reunir grupos diversos de maracatu de baques virado e solto e de cavalo marinho, além de caboclinhos, orquestras de frevo e passistas, que se apresentam ao longo dos dois dias. O resultado é uma folia diversificada e plural, tal como a cultura de Pernambuco.
 
O espaço conta ainda com infraestrutura completa para o público, com estacionamento próprio e bar com comidas e bebidas, tornando-se, portanto, um polo alternativo para a folia em Olinda. O Carnaval Mesclado e o Encontro de Maracatus de Baque Solto têm patrocínio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco.

Serviço:
26º Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Quando: 08 de fevereiro de 2016, segunda de Carnaval
Onde: Praça Ilumiara Zumbi, Cidade Tabajara – Olinda/PE
Horário: a partir das 8h
Apresentação gratuita.

12º Carnaval Mesclado
Quando: 07 e 08 de fevereiro de 2016, domingo e segunda de Carnaval
Onde: Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Horário: 9h às 18
Entrada Gratuita.

Mais informações: 3371.8197

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo