Lançamento do DVD do Mestre Camarão é nesta quinta (28)

Foto: divulgação
Nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, acontece o lançamento do primeiro DVD do forrozeiro Mestre Camarão. A noite vai ser uma homenagem póstuma ao instrumentista, compositor e acordeonista Reginaldo Alves Ferreira, falecido no último dia 21 de abril, aos 74 anos.

Apesar dos 68 anos de carreira, Camarão nunca havia produzido um DVD. Este primeiro, intitulado “Mestre de um Brejo distante”, gravado em 2013 na Cachaçaria Carvalheira e finalizado pelo Fábrica Estúdios, com incentivo da Fundarpe através do Funcultura, conta com participações de Beto Hortis, Thaís Nogueira, Geraldinho Lins, Josildo Sá e do filho, Salatiel D’Camarão. Na ocasião do lançamento, que acontecerá na loja Passa Disco, no Bairro do Parnamirim, um telão irá exibir as imagens do show.

O repertório do álbum é composto pelas faixas Poesia, Festejos, Mestre de um brejo distante, Fazendo o ferro derreter, Arrastão, Capital do Agreste, Velha companheira, Estrada da vida, O tema é Dominguinhos, Sandro no frevo, Forrozinho, Maxixe com Camarão, Canhoto e Braz, pedacinho do norte. 
Além do show, o DVD traz depoimentos de artistas e amigos, como Dominguinhos. 

Trajetória - Nascido em 23 de junho de 1940 no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, o sanfoneiro Reginaldo Alves Ferreira aprendeu a tocar observando os movimentos do pai e se aperfeiçoou ouvindo Luiz Gonzaga, com quem gravou a canção Garoto do Grotão, em 1978, e estudando os métodos de Mário Mascarenhas. Ficou conhecido como Camarão após o cantor Jacinto Silva ter feito menção às suas bochechas avermelhadas durante um show para uma rádio da região. Mestre no instrumento, ele contabilizou mais de 50 anos de carreira dedicados ao xote, xaxado, forró e baião.

Camarão também participou da Orquestra Sanfônica de Carurau, introduzindo ao ritmo regional arranjos de sax, trompete e trombone. Contabilizou ainda inúmeras participações em shows do Trio Nordestino, Santanna, Marinês e Dominguinhos. Em 2002, apresentou-se com sucesso no projeto Sanfona Brasil em São Paulo, que reuniu especialistas no instrumento de todo o país, como Arlindo dos Oito Baixos, Zé Calixto, entre outros. Residindo no Recife desde a década de 80, foi o fundador da Escola Acordeom de Ouro, no bairro de Areias, onde morou até o fim da vida. 

Com
 31 discos gravados, sendo 18 long plays vinil, quatro compactos, três 78 rotações e seis CDs, Camarão é Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Governo de Pernambuco, desde 2002.

Serviço:
Lançamento do Dvd de Mestre Camarão
Quinta-feira, 28 de maio
19h
Loja Passa Disco
R. do Encanamento, 480 – Parnamirim
Gratuito

*Fonte: Assessoria de imprensa do evento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo