Prefeitura do Recife abre inscrições para Seminário do Ciclo Junino




Evento acontece de 5 a 7 de maio voltado aos interessados no folguedo.
As inscrições são gratuitas

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre o universo que permeia o ciclo das festas juninas podem se inscrever a partir desta quarta-feira (15), de forma gratuita, para o Seminário do Ciclo Junino. Promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o evento acontece de 5 a 7 de maio, e traz um debate sobre os símbolos que compõem a festa, sendo aberto a todas as pessoas que gostem do assunto. Para participar os interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril, na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro, nº 38, bairro de São José, de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h.

Este ano estão sendo disponibilizadas 100 vagas para o Seminário do Ciclo Junino, que será realizado no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), no horário das 16h às 19h. Ele será composto por palestras com pesquisadores que abordarão desde questões da festa como diversão, até o seu caráter devocional. As quadrilhas, as procissões, comidas típicas, os ritos que compõem o ciclo são alguns dos temas que serão abordados.

No primeiro dia (05) o tema abordado será “A Festa como Diversão” que será discutido pelo historiador e doutorando em Cultura Popular, Mário Ribeiro, com mediação da pesquisadora e assessora da Secretaria de Cultura, Carmen Lélis. Em seguida, eles invertem os papéis e caberá a Carmem Lélis abordar a temática “A Dimensão Devocional da Festa” que será mediada por Mário Ribeiro.

Já no segundo dia (06), a historiadora e mestra em Cultura Popular Leilane Nascimento, e o pedagogo Perácio Gondin falam sobre “A Quadrilha Junina Adulta” seguido de debate com mediação da gerente de Patrimônio Imaterial da PCR Zélia Sales. Encerrando o seminário (07) será abordado o tema “A Quadrilha Junina Infantil”, com os quadrilheiros Sergio Pereira e Jerônimo Ferreira como palestrantes com mediação do assessor da Secretaria de Cultura, Albemar Araújo.

Informações sobre as inscrições para o Seminário do Ciclo Junino podem ser obtidas pelos telefones: 3355-4311/4331 / 8193.

Serviço:
Inscrições para Seminário do Ciclo Junino
Quando: de 15 a 30 de abril
Local: Casa do Carnaval, Pátio de São Pedro, casa nº 38, bairro de São José, Recife
Horário: de segunda à sexta, das 9h às 17h.
Informações: 3355-4311/4331 / 8193.
Inscrições gratuitas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente