História pernambucana em debate na Livraria Cultura nesta terça (25), com entrada franca



Os principais fatos da história pernambucana nos séculos 16 e 17 serão debatidos pelo escritor e jornalista Paulo Santos de Oliveira e o historiador José Luciano Cerqueira na próxima terça-feira (25), às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O evento, aberto ao público, conta com apoio da Associação Centro Vivo e do Museu da Cidade do Recife.

Paulo e José Luciano são autores da Coleção Pernambuco Libertário, que narra os episódios dos séculos 16 e 17 sob o ponto de vista dos protagonistas da história, acompanhados de análises. Os textos são leves para atrair leitores de todas as idades. O projeto pretende ajudar na popularização da história pernambucana. O objetivo é tornar personagens como Gervásio Pires, Cruz Cabugá e o Padre Roma, por exemplo, vivas recordações. As três publicações da coleção têm 19,5 x 21 cm e cerca de 60 páginas.

O primeiro livro, intitulado “A guerra velha contra Holanda”, traz a passagem dos holandeses pelo Estado, na primeira das suas etapas: a resistência luso-brasileira, de 1630 a 1637. Quem descreve são os portugueses Matias e Duarte de Albuquerque, o napolitano João Vicente Bagnuolo, o polonês Cristovão Arciszewski e do brasileiro Calabar.

A segunda é "No tempo de Maurício", que trata do governo de João Maurício de Nassau no Recife, mostrando as inovações na política e na arte, fundando a Mauriceia, mas também a forma com que foi o maior traficante de escravos no mundo. Esses fatos são reconstituídos sob a ótica do próprio Nassau, do seu secretário, o judeu Gaspar Dias, do índio Felipe Camarão e do frade cronista Manoel Calado do Salvador.

"A Restauração Pernambucana", terceiro livro, aborda a guerra de expulsão dos flamengos, travada pelos pernambucanos em nome da pátria portuguesa e da religião católica e movida pelos interesses econômicos e políticos dos senhores de engenhos. A narração é segundo as visões do negociante João Fernandes Vieira, do militar e político André Vidal de Negreiros, do valente soldado Henrique Dias, do general alemão Von Schkoppe e de Ana Paes.

A coleção tem produção da Associação Centro Vivo Recife, do Museu da Cidade do Recife e da Associação dos Amigos do Museu, com apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil. Mais informações sobre o projeto no site www.pelibertario.com.br.

Serviço:
História de Pernambuco em debate
Terça-feira, às 19h, na Livraria do Paço Alfândega
Entrada gratuita
Mais informações no site: www.pelibertario.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife