Artistas noruegueses expõem seus trabalhos Centro Cultural Correios



Estão em exposição  no Centro Cultural Correios/Recife duas exposições que exploram trabalhos idealizados por artistas noruegueses. A primeira delas é a mostra Alfredo Andersen-um pintor norueguês no Brasil; e a segunda, intitulada Três Fotógrafos Noruegueses, que reúne imagens captadas por Verena Winkelmann, Rune Johansen e Per Berntsen sobre o seu país de origem.

A obra idealizada pelo pintor e desenhista norueguês Alfredo Andersen (1860-1935), o qual radicou- se em Paranaguá (PR), em 1892, segue três linhas temáticas: o retrato, a cena de gênero e a paisagem. Dessa forma, ele conseguiu traduzir, através da pintura, características do Brasil e da Noruega.

Ao contrário dos pintores nórdicos que procuravam mostrar atmosferas sombrias, Andersen, conhecido como o pai do impressionismo brasileiro, retratou a natureza exuberante das terras brasileiras. Dentre as suas obras, podemos citar Sapeco da Erva Mate (óleo sobre tela), Rocio (óleo sobre tela); Queimada/ Lavadeiras, (óleo sobre tela);  Orgulho da Vovó (óleo sobre tela); dentre outras.

Com mais de 400 trabalhos catalogados, o acervo do artista encontra-se preservado no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba, o qual é mantido pela Secretaria de Cultura do Paraná. O local, que serve para incentivar o trabalho de jovens artistas, já abrigou um ateliê-escola onde o pintor formou uma legião de artistas paranaenses. 

Três fotógrafos Noruegueses- Na mostra fotográfica coletiva, o público terá oportunidade de conferir  imagens dos aspectos geográficos daquele país do norte europeu, cuja paisagem é formada por montanhas íngremes e terras agrícolas bem distribuídas. Mas, o trio formado por Verena Winkelmann, Rune Johansen e Per Berntsen também procurou captar, de maneira subjetiva, o cotidiano do cidadão comum, que vive em grandes áreas da Noruega, cujos vizinhos moram longe e vivem isolados.

Outra característica bastante explorada pelos fotógrafos é a relação da população com a natureza, algo que se pode apreciar sozinho e sem ser incomodado. Na exposição também serão expostas fotografias que retratam aspectos importantes da cultura da Noruega, cuja capital Oslo possui uma população estimada em 600 mil habitantes.

Serviço:
Exposições: Três Fotógrafos Noruegueses e Alfredo Andersen-um pintor norueguês no Brasil
Centro Cultural Correios / Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 -Bairro do Recife
Visitação: até 2 de novembro
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h;  sábados e domingos, das 12h às 18h.
Informações: (81) 32245739
Entrada franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife