Manoel Quitério expõe "O falso despertar"




Uma divagação sobre a fragilidade das crenças e sobre a relação do homem com seus objetos de culto e dogmas sociais. É o que promete a exposição “O falso despertar”, do artista plástico Manoel Quitério, que estará em exposição no Barchef no período de​ ​​5​ ​a 31 de agosto.Com curadoria de Aluizio Câmara, a exposição é formada por 30 obras em acrílica, tinta de restauro de arte sacra sobre madeira de demolição e relicários.



Essa mostra é a segunda obra da trilogia denominada pelo artista de “A inércia do delírio”. A primeira foi “A paralisia do sono”. Nesta exposição, Manoel Quitério põe em questionamento o caráter estritamente mudo e contemplativo da arte sacra, repensa a relação tradicional de criador e criatura, e a noção de antropocentrismo como antônimo de teocentrismo.

Ao promover a intervenção de uma estética moderna sobre produtos tradicionais de madeira (janelas e portas de demolição, relicários, arcas e outros itens de decoração sacra), a exposição revela o diálogo do conservador e tradicional com uma linguagem nova. A proposta vai além da panfletagem ideológica e se concentra na experiência do questionamento individual sobre espiritualidade. Sob um ângulo menos dogmático e mais afetivo, temas como culpa, repressão e inércia são abordados, numa reflexão acerca do conflito religiosidade versus individualidade e sobre sua influência na formação de certos padrões psicológicos e sociais.



Tudo isso é expresso na arte de Manoel Quitério, um artista que e inspira em várias fontes. Sua obra remete às raízes da arte armorial - heráldica, arte bizantina e xilogravura – e apresenta elementos de muralismo mexicano, lowbrow e HQ, além de símbolos dos mais diversos credos e ícones da cultura pop.


A abertura da exposição será nesta terça-feira (5), às 20h, e vai contar com intervenções do artista. A visitação pode ser feita até o dia 31 de agosto, de terça a quinta das 18h às 2h, às sextas e sábados das 12h às 18h, e aos domingos das 12h às 18h.



Serviço:
Exposição "O falso despertar", de Manoel Quitério
Galeria do Barchef
Av. 17 de agosto, 1983 - Casa Forte
Vernissage nesta terça (5.8), às 20h.
Visitação de 06 a 31 de agosto
Gratuito
Informações: 9282 5477 / 92330845

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular