As Travessuras de Mané Gostoso estreia no Teatro Marco Camarotti


Foto: Ju Brainer
O brinquedo popular de madeira Mané Gostoso foi transformado em personagem de peça de teatro. O espetáculo da Cia Meias Palavras, com direção de Fernando Escrich, traz no elenco os atores Luciano Pontes e Arilson Lopes, além de Samuel Lira, que executa a trilha sonora ao vivo. O texto de autoria de Luciano Pontes apresenta ainda figuras de histórias populares, com inspiração na literatura de cordel, como a mocinha Anarina, o forasteiro e vilão Bibiu, a fofoqueira Comadre Zuzinha e o cabo Zé Firmino. O enredo se desenvolve sempre a partir de uma disputa. O amor de Anarina, por exemplo, é motivo de briga entre Mané Gostoso e Bibiu; e a alma de Mané Gostoso se torna alvo da peleja entre Deus e o diabo.

A encenação potencializa as competições trazidas pelo texto quando permite, inclusive, que a plateia decida qual dos dois atores irá encenar o personagem-título da história no início da peça. “Assim como o próprio Mané Gostoso, o teatro aqui também é uma brincadeira. Não queremos esconder isso do público. Pelo contrário, as pessoas acompanham a trajetória desses atores como narradores, personagens, bonecos. Há uma proximidade”, explica o diretor Fernando Escrich. Cada um dos atores interpreta sete personagens.

A montagem dialoga com o teatro de mamulengos e com a literatura de cordel. Os bonecos utilizados na peça foram idealizados por Rai Bento, um dos integrantes do grupo mineiro Giramundo, e esculpidos pelo mestre Tonho de Pombos e por Bila, Genilda Felix e o próprio Rai Bento. Os figurinos de Joana Gatis são pintados e fazem referência à xilogravura. A iluminação de Luciana Raposo lembra as festas populares. “É como se fosse o quintal de casa, o terreiro, com toda intimidade que esse ambiente proporciona”, defende o ator Arilson Lopes. As músicas que embalam As travessuras de Mané Gostoso têm a assinatura do diretor Fernando Escrich. Uma delas, Acalanto de Anarina, foi gravada pela jovem cantora Isadora Melo.

Serviço: 
Estreia: Sábado (9), às 16h30
Temporada: Sábados e domingos, às 16h30
Onde: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Faixa etária indicativa: a partir de 6 anos
Informações: 3216.1728

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)