12º Festival Recifense de Literatura- A Letra e A Voz




De 20 a 31

Gratuito

O 12º Festival Recifense de Literatura – A Letra e A Voz homenageia os 50 anos do lançamento do livro A Paixão Segundo G.H, de Clarice Lispector. As particularidades do gênero literário do romance é o foco principal da edição do Festival deste ano, sob curadoria do jornalista Schneider Carpeggiani. O Museu do Recife recebe vários autores, entre eles, o argentino Rodrigo Fresán, Cristovão Tezza e Alberto Mussa, além de acadêmicos, artistas e jornalistas que, através de palestras, debates, oficinas e diversas atividades, dialogam com o público sobre a importância do romance na literatura contemporânea. Este ano, a Festa do Livro ocorre na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife, proporcionando um espaço para os leitores, escritores e editoras estreitarem relações comerciais.


É a primeira vez que o Festival tem suas atividades voltadas para um gênero literário e não para um escritor específico. A Paixão Segundo G.H é uma referência da literatura brasileira, pois apresenta o amadurecimento da escritora e algumas características literárias marcantes da obra de Clarice Lispector como a introspecção, a análise psicológica (fluxo de consciência) da personagem e elementos de epifania.

Clarice iniciou esse romance com a seguinte mensagem:

“A possíveis leitores
Este livro é como um livro qualquer.
Mas eu ficaria contente se fosse lido apenas por pessoas de alma já formada.
Aquelas que sabem que a aproximação, do que quer que seja, se faz gradualmente e penosamente – atravessando inclusive o oposto daquilo que se vai aproximar. Aquelas pessoas que, só elas, entenderão bem devagar que este livro nada tira de ninguém.
A mim, por exemplo, o personagem G. H. foi dando pouco a pouco uma alegria difícil; mas chama-se alegria.”

Em alusão a um mês da morte de Ariano Suassuna, o encerramento do Festival A Letra e A Voz faz uma homenagem ao escritor paraibano.


PROGRAMAÇÃO

Abertura:

Dia 20

Mesa 1 às 19h
E, finalmente, meu amor, sucumbi – Os 50 anos d’A Paixão Segundo GH, de Clarice Lispector, por Lourival Holanda e Cintia Moscovich. 


20h30
Leitura dramática d’A Paixão Segundo GH com direção de Newton Moreno e atuação de Luciana Lyra.


Dia 21

Mesa 1 às 17h

Como "desescrever" o romance brasileiro – Fernando Monteiro conversa com Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira  sobre os modelos esperados para um "verdadeiro romance brasileiro" e sobre a importância de desconstrução do gênero. 

Mesa 2 às 19h
Mostre-me um crime, que lhe apontarei a cidade no mapa – Ronaldo Correia de Brito conversa com Alberto Mussa sobre o romance policial.


Dia 22

Mesa 1 às 17h
Há cerca de 10 dias uma conhecida me telefonou no meio da noite  A escritora Maria Valéria Rezende explica como uma ideia se transforma num romance.

Mesa 2 às 19h
Última transmissão do planeta dos monstros  O escritor argentino Rodrigo Fresán conversa com o curador do festival, Schneider Carpeggiani, sobre seu romance O fundo do céu e sobre a atual literatura hispano-americana.



Dia 23

15h
Oficina para o público infantil sobre a literatura para crianças de Clarice Lispector com a escritora Geórgia Alves.


Mesa 1 às 17h
Traduzindo Joyce – O tradutor da nova edição de Ulysses, Caetano W. Gallindo, fala do seu processo de verter para o português James Joyce, o homem que revolucionou a literatura do século 20 com a jornalista Priscilla Campos.


Mesa 2 às 19h 
Conferência com Cristovão Tezza sobre sua relação com o gênero romance.


Mesa 3 às 20h30
Homenagem de encerramento a Ariano Suassuna


De 30 a 31
Festa do Livro – Avenida Rio Branco, Bairro do Recife

Dias 22 e 31

Passeio, coordenado pela escritora Geórgia Alves, mostrando os lugares do Recife que Clarice Lispector transformou em literatura.

Mais informações consultar a programação no site oficial do evento: www.festivalaletraeavoz.com.br.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)