Encontro de força e delicadeza na mostra da portuguesa Catarina Branco



Exposição está em cartaz no Mamam do Pátio

A mostra “É Preciso Ascender à Luz nos Tempos da Delicadeza", da portuguesa de Açores, Catarina Branco no MAMAM no Pátio, unidade do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, localizada no Pátio de São Pedro, no Bairro de São José. O trabalho  é resultado de uma residência realizada no Recife, a convite do MAMAM, em parceria com a Galeria Fonseca Macedo e pode ser visto até o dia 3 de agosto.

Formada em pintura pela Escola de Belas Artes em Lisboa, a artista utiliza o papel como meio de expressão. O papel – recorrente em sua poética - deixa de ser apenas uma superfície na qual o trabalho será lançado. A estrutura passa a estruturar a obra. Em “É Preciso Ascender à Luz nos Tempos da Delicadeza", Catarina apresenta duas peças em papel recortado, que remetem para a utilização das técnicas tradicionais, utilizadas na tapeçaria e cestaria, associadas quase sempre a um trabalho realizado pelas artesãs Açorianas.

A exposição foi desenvolvida após o encontro com o Recife, onde Catarina observou o ritmo acelerado, a arquitetura dos edifícios, os espaços, signos e sons do centro da cidade. Os trabalhos apresentados - Capacho e Quando a Força encontra a delicadeza – orgânicos e lúdicos, propõem a reinvenção do contidiano por meio de construções de teias e redes entrelaçadas pela delicadeza do toque, do gesto e dos encontros.

A instalação Capacho foi intitulada, segundo a artista, por estar associada às práticas sociais que se referem a “passar por cima, pisar sem qualquer respeito ou delicadeza pelo que já existe,destruindo teias históricas e sua poética, desrespeitando o indivíduo que ali habita, impondo uma força bruta”. Já Quando a Força Encontra a delicadeza, se insinua para fora do espaço expositivo, buscando a rua como lugar de existência.

Serviço:
Exposição “É Preciso Ascender à Luz nos Tempos da Delicadeza" – Catarina Branco
Até 3 de agosto
Segunda a sexta-feira – das 9h às 17h
 Pátio de São Pedro, Casa nº 17, São José – Recife – PE
(81) 3355-6764
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas