Cinema e vídeo- Julho de 2014

Cine Clube
Instituto Cultural Brasil Itália
Rua Marques Amorim, 46 – Boa Vista
04, 11,18 e 25 9h, 15h, 17h e 19h
Gratuito
04

Bom dia, Babilônia
Direção: Paolo e Vittorio Taviani, Fic, 117min, 1987.
Em busca de uma vida melhor, os irmãos Nicola e Andrea imigram para os Estados Unidos. Acabam trabalhando em Hollywood na construção dos cenários dos filmes. Com o início da Primeira Guerra, uma tragédia marcará a vida dos irmãos, que acabam lutando em lados opostos. Um filme clássico sobre a imigração italiana no mundo e sua contribuição nos países que recebem esses italianos.



11
Parente é serpente
Direção: Mario Monicelli, Fic, 105min, 1992.
Uma família tipicamente italiana se reúne para a ceia de Natal. Tudo transcorre em clima de festa, até que a verdadeira personalidade de cada um dos familiares começar a ser exposta, após o comunicado das avós de que eles estão velhos para morar sozinhos e por isso pretendem vender a casa e viver com alguns dos filhos.




18
Stromboli Terra de Deus
Direção: Roberto Rossellini, Fic, 106min, 1950.
Após a Segunda Guerra Mundial, Karen, uma lituana, se casa com um pescador chamado Antonio, para deixar de viver no campo de concentração de Farfa, pois não conseguiu um visto de emigração para a Argentina. Porém a vida na aldeia de Antonio, que fica numa ilha no Mediterrâneo, próximo ao vulcão Stromboli, é difícil e Karen não consegue se adaptar.



25
Meus Caros Amigos
Direção: Mario Monicelli, Fic, 140min, 1975.
Um grupo de amigos cinquentões moradores de Florença costuma se reunir nas horas vagas para fazer piadas com todos que cruzam o caminho deles.






Cineforum
Instituto Cervantes do Recife
Avenida Governador Agamenon Magalhães, 4.535
12 16h
Gratuito
Pantaleão e as visitadoras
Direção: Francisco J. Lombardi, Fic, 137min, 2000.
Baseado na obra homônima do escritor peruano e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa. O capitão Pantaleão Pantoja é encarregado de levar um grupo de prostitutas através do rio Amazonas, de um campo militar para outro para saciar os desejos sexuais dos soldados que ficam meses sem se relacionar com mulheres. Pantaleão é um bom marido e excelente profissional, mas quando se apaixona por Colombiana, uma das prostitutas, o capitão fica indeciso entre realizar os desejos individuais e a necessidade do cumprimento do dever. Após a sessão haverá um debate com o público.

Atelier Cinéma
Aliança Francesa
Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby
18 19h30
Gratuito
A Pequena Jerusalém
Direção: Karin Albou, Fic, 96min, 2005.
Em um bairro periférico de Paris chamado “Pequena Jerusalém”, onde há uma grande presença de imigrantes judeus ortodoxos, vive Laura, uma jovem de 18 anos dividida entre os costumes religiosos e os estudos de filosofia. Enquanto a irmã Mathilde tenta dar novo ânimo ao seu casamento, a tímida Laura se apaixona por Djamel, um imigrante ilegal muçulmano em terras francesas. Os conflitos entre judeus e mulçumanos, transportados para a França, são mesclados às descobertas da sexualidade das mulheres dessa pequena família judaica. Após a exibição de A pequena Jerusalém, a mestre e doutoranda em Cinema Catarina Andrade comandará um debate com a plateia.

Cultura e futebol na Copa do Mundo
(Instituto Cervantes do Recife)
Livraria Cultura – Paço Alfândega
Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife
01 e 08 19h
Gratuito

01
Dias de futebol
Direção: David Serrano, Fic, 117min, 2003.
Aos 30 anos, deprimido por causa do término do relacionamento e por estar insatisfeito com o trabalho, Jorge está convencido de que a sua vida não podia ser pior. Quando olha à volta, seus amigos Ramón, Gonzalo, Miguel e António parecem estar na mesma situação. Estando todos de acordo que precisam mudar suas vidas, os amigos decidem formar um time de futebol e se tornar campeões.

08
O sonho de Ivan
Direção: Roberto Santiago, Fic, 100min, 2011.
O filme é uma adaptação cinematográfica do livro infantil homônimo, do próprio diretor Roberto Santiago. Ivan é um menino de onze anos de idade que vai jogar contra os campeões da Copa do Mundo. Ele também vai viver a sua primeira grande história de amor.

Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Programação Cultural na Copa do Mundo
Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife
Gratuito
*Programação sujeita a alteração:
03 15h
Nação do Futebol
Direção: Eduardo Souza
O futebol praticado há muitos anos pelos índios Kaipó na Amazônia é muito reverenciado por todas as aldeias e representado através de um apanhado histórico de brincadeiras e jogos indígenas que remetem à prática do futebol na região muito antes da chegada desse esporte ao Brasil. Trata-se de um registro poético e documental intercalando a linguagem dramática do cinema e o aspecto social do documentário. Muitas curiosidades e referências profundas sobre o futebol estão escondidas em solo brasileiro e ainda totalmente desconhecidas. Esse filme revelará os segredos desse esporte em nosso país com base em antigas e tradicionais brincadeiras dos índios amazônicos.

Batuque
Produção: Guiza Produções Audiovisuais Ltda.
Documentário sobre as baterias de uma Escola de Samba do Rio de Janeiro. Quando a bateria passa, ela emociona multidões. Esse ‘feitiço’ é resultado de muita técnica, diversos instrumentos, muita dedicação. O documentário destrincha como toda essa orquestração acontece. A narrativa é construída com diversos depoimentos, construindo um discurso único, em que todos os personagens formam um mosaico em torno da bateria, que representa o coração da escola.

Encourados
Direção Executiva: Fernando Augusto.
Um terno de couro está sendo confeccionado para o jovem Irineu. Será a sua primeira armadura. Mas Irineu, 14, encontra-se dividido entre a tradição de sua família de vaqueiros e artesãos e o sonho de perseguir uma carreira que inclua os computadores que tanto o fascinam. Já seu Frâncio, 63, vaqueiro de renome, pressionado pela esposa a se aposentar por causa de sua saúde já debilitada, vai passar seu terno para o neto. Mas, orgulhoso, Frâncio resiste em “desmontar”. Nesses dois enredos, tradições, conflitos e paixões de uma mesma história, escrita no couro que protege e resiste aos tempos.

02 e 10 10h
Marli
Direção: Marta Schneider de Almeida
Documentário sobre a relação de Marli Seixas com a pesca. Vinda de uma família caiçara natural do Guarujá (SP), ela sempre conviveu com as dificuldades de ser uma mulher pescadora. Seja tecendo redes ou pescando em alto-mar. Marli enfrenta diariamente o preconceito de um ambiente predominantemente masculino.

Tatu, que bola é essa?
Direção: Andresa Boni
Para o torcedor, ele se chama Fuleco, para os cientistas, Tolypeutes tricintus. Também conhecido como tatu-bola, esse mamífero brasileiro é encontrado apenas em dois biomas típicos do Nordeste: a caatinga e o cerrado. O nome tatu-bola vem do tupi-guarani e significa “casco encouraçado”. Mesmo com essa proteção tão dura e eficiente que o defende contra predadores naturais, ele corre sério risco de extinção. Esse documentário mostra o trabalho de preservação que a Organização Não Governamental Associação da Caatinga do Ceará realiza e também apresenta as diversas manifestações que têm como motivação, o tatu: artesanato, cantigas, literatura, lendas indígenas e pintura rupestre.

Diante da mesma cruz
Direção: Cláudia Pinheiro
A convivência de duas festas aparentemente contraditórias, o Carnaval e a Festa do Divino Espírito Santo, que acontecem anualmente no mesmo espaço, a Praça Oswaldo Cruz, em São Luiz do Paraitinga (SP). O documentário traz depoimentos dos habitantes da cidade e é ilustrado com imagens de arquivo, em plano aberto. A Igreja surge como testemunha de tais manifestações, de uma relação entre o sagrado e o profano, permitindo que as mesmas pessoas possam ser folionas ou beatas conforme a época de festividade.

 02 e 10 15h
Mateus
Direção: Andrea Ferraz
Jurema e Mosquita sobem num Fusca 78 a caminho da Zona da Mata Norte pernambucana, em busca dos palhaços da cultura popular: os Mateus, dos grupos de cavalo-marinho. Quantos Mateus se escondem no corte da cana? Como vivem esses palhaços? O que sonham? Com um cenário móvel carregado no capô do Fusca, Jurema e Mosquita transformam esses encontros em cenas reais de mundos imaginários. Um resgate da história particular desses homens e a dimensão artística desse personagem, o filme “Mateus” faz do encontro muito mais do que um registro.

Música Operária
Direção: Lucas Gervilla
Documentário sobre a Corporação Musical Operária da Lapa. Fundada em 1881, trata-se do grupo musical mais antigo ainda em atividade na cidade de São Paulo. O grupo leva esse nome, pois durante toda a sua trajetória a maioria dos integrantes eram trabalhadores operários.

03 10h e 11 15h
Bendito de São Benedito
Direção: Milton Martins
José Tomás dos Santos, mais conhecido como Zequinha de Militão, 91 anos de idade, tem forte atuação na cultura popular do Maranhão. Sua vida se confunde com as expressões populares, como, por exemplo, o Tambor de Crioula (Patrimônio Cultural do Brasil) e a dança de Tamassaê, uma expressão de origem africana em risco de extinção. Entretanto, a aproximação de uma inevitável despedida dessas manifestações que ajudou a desenvolver fica mais evidente a cada ano que passa, fazendo com que as vivências, experiências, memórias e emoções estejam mais presentes.

Superagui
Direção: Augustinho Pasko
A Ilha de Superagui, um vilarejo de 700 habitantes pertencente ao município de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, com uma área de 34 mil hectares que forma o Parque Nacional do Superagui, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, abriga o ritmo fandango, considerado bem imaterial do Sul do Brasil pelo IPHAN, em 2011. Viola, maxete, bumbo, rabeca e pandeiro marcam o ritmo de influência espanhola e portuguesa. Considerado tradicional no litoral paranaense, o fandango caiçara tem letras e melodias que falam de pescarias, paisagens e costumes da região.


Cine Clube Doze e Meia
5º Circuito Tela Verde
Centro Cultural Correios
Avenida Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
03, 10, 17, 24 e 31 12h30
Gratuito

03
Albatroz – Um projeto pela vida (SP)
Direção: Raquel Pellegrini, Doc, 30min, 2013.
O documentário aborda as características de albatrozes e petréis (aves oceânicas ameaçadas de extinção), as causas de sua mortalidade pela pesca de espinhel, as medidas para evitar sua captura e as ações nacionais e internacionais de conservação. Também são apresentadas as atividades de educação ambiental marinha, além de depoimentos de pescadores, armadores de pesca, Governo Federal e da Petrobras.

Animação CTV – Caranga: Manguezal legal
Salvem os sapos! (MG)
Direção: Michel Becheleni, Doc, 7min, 2013.
Em sua 4ª edição, o projeto de educação ambiental “Salvem os sapos!”, do Instituto Biotrópicos, amplia seus horizontes e chega a mais de cinco municípios. Mais de 100 alunos da rede pública de ensino estiveram presentes nas atividades em Santo Antônio do Itambé (MG) e aprenderam um pouco mais sobre sapos, rãs e pererecas: esclareceram suas dúvidas, descobriram cores, formas e sons, e ainda desvendaram fatos e mitos sobre os anfíbios.

A próxima mordida (GO)
Direção: Ângelo Lima, Doc, 18min, 2009.
A partir de 1992, com a inauguração do Porto de Suape no Cabo de Santo Agostinho, houve um aumento significativo na quantidade e ferocidade dos ataques de tubarões contra banhistas e surfistas registrados em algumas praias do litoral pernambucano. Os depoimentos dos moradores, pescadores, surfistas, pesquisadores e ambientalistas narram como a degradação do meio ambiente contribuiu para esse fenômeno que assusta os frequentadores das praias da Região Metropolitana do Recife.

Animação CTV – Praia Limpa
Tubarão (PE)
Direção: Leo Tabosa, Doc, 13min, 2013.
As dificuldades de um estrangeiro em adaptar-se à sua nova realidade.

10
Animação CTV – Energia Elétrica
Energia Eólica: A caçada dos ventos
Direção: Thomas Johannes Bauer, Doc, 26min, 2012.
De uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia surgir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Esse vídeodocumentário faz essa viagem e revela o lado sujo da energia gerada pelos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como “energia limpa”.

Escalada (SP)
Direção: Luciana Egut e Paulo Mupper, Ani, 2 min, 2012.
O filme fala sobre o consumo sustentável através de uma história que se passa em uma ilha em forma de cubo.

Uma Chance para o Futuro - 1ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental (ES)
Direção: Arthur Costa e Giovana Vieira, Doc, 12 min, 2013.
A Mostra de Vídeos Curtas Ambiental é resultado do processo colaborativo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e escolas municipais, estaduais e particulares e tem por objetivos primordiais propiciar o reconhecimento da realidade vivenciada, a geração e a destinação de resíduos sólidos, inserir a percepção ambiental e discutir as possíveis mudanças dessa realidade cotidiana dos municípios.

Animação CTV – Água
Caixa (SP)
Direção Luciana Eguti, Ani, 1 min, 2010.
Uma lembrança de que fazemos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para essa problemática.

Pacífico (PE)
Direção: Jonathas Andrade, Ani, 11 min, 2010.
Um grande terremoto acontece na Cordilheira dos Andes, separando o Chile inteiro do resto do continente sul-americano. Como consequência, o mar passa a compor a costa oeste da Bolívia, a Argentina ganha costa dupla para os oceanos Atlântico e Pacífico e o Chile se transforma em uma ilha flutuante sobre oceanos afora.

Dia 17
Poesia Animada (PE)
Direção Coletiva, Ani, 3 min, 2014.
Vídeo realizado com crianças na Oficina de Animação com Elementos da Natureza ministrada pelos animadores Quiá Rodrigues e Gabi Saegesser, durante a Mostra Cinema na Mata – Curta a Palavra da Cidade de Amaraji, em Pernambuco.

Awá - Filhos da Floresta (SP)
Direção: Eliza Capai, Doc, 6 min, 2013.
Com uma população que hoje não chega a 400 indivíduos, os índios Awá-Guajá são um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Isso significa que eles dependem diretamente da floresta para sobreviver – física e culturalmente. As terras indígenas Caru e Awa, onde eles vivem, no centro do Maranhão, é uma das últimas ilhas de floresta da região. E, justamente por isso, estão sob intenso ataque de madeireiros.

Animação CTV – Dengue
Na Rota do Lixo (PE)
Direção: Israel Uçá, Doc, 12min, 2010.
Filme sobre solidariedade e educação ambiental, para conscientizar as pessoas a não jogar lixo nas ruas, e sim proteger o meio ambiente.

Animação CTV – Reciclagem
Urânio Picuí (PE)
Direção: Antônio Carrilho e Tiago Melo, Doc, 15min, 2011.
O Sertão do Seridó, especificamente a cidade de Picuí, na Paraíba, fronteira com o Rio Grande do Norte, é o local da narrativa. Com comprovada presença de minerais radioativos na região, há um alto índice de casos de doentes de câncer.

A onda traz, o vento leva (PE)
Direção: Gabriel Mascaro, Doc, 28min, 2012.
Rodrigo é surdo e trabalha numa equipadora instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.

Dia 24
Maracujá da Caatinga (DF)
Direção: Diego Mendonça e Farid Abdetnour, Doc, 5min, 2013.
O vídeo dá destaque para os passos da cadeia produtiva, como a coleta, o processamento e o consumo, mostrando as comunidades que melhoraram sua vida graças ao trabalho com o maracujá-da-caatinga ou, como também é conhecido, maracujá-do-mato. O vídeo foi gravado na cidade de Uauá, região do semiárido nordestino, onde o maracujá-da-caatinga é abundante e se transforma em fonte de renda para produtores.

Animação CTV – Trânsito
Moro... ou não moro (PE)
Direção: Martina Marzagalli, Doc, 23 min, 2009.
A partir da década de 1950, no coração do Recife, inicia-se o processo de ocupação da comunidade da Ilha de Deus. Hoje, estima-se uma população de 2 mil habitantes ocupando 3,65 hectares, uma das últimas áreas de mangue originário. Em 2008, inicia-se o processo de urbanização da Ilha de Deus com a construção da ponte “Vitória das Mulheres”.

Sertão Veredas Peruaçu – Mosaico de conservação, cultura e produção (DF)
Direção: Tiago de Barros e Elza Kawakami Savaget, Doc, 13 min, 2012.
Decretado em abril de 2009, o Mosaico Sertão Veredas Peruaçu reúne unidades de conservação federais, estaduais e particulares, além de terras indígenas. São quase 2 milhões de hectares destinados à proteção da natureza e a modelos econômicos mais sustentáveis, distribuídos em onze municípios do norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia.

Animação CTV – Defeso
Gol Contra (PE)
Direção: John Erbuer e Andréa Luna, Doc, 23min, 2013.
A organização Copa Favela apresenta nesse documentário 11 personagens que perderam tudo por causa da Copa do Mundo deste ano.

Dia 31
Animação CTV - Aterro Sanitário
À margem do lixo (SP)
Direção: Evaldo Mocarzel, Doc, 84min, 2008.
O filme acompanha a rotina dos catadores de papel e materiais recicláveis na cidade de São Paulo. Um documentário que aposta no capitalismo mais humano, com mais justiça social.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife