Cineclube debate sobre as produções “Found Footage”

Bastante popular no cinema de horror contemporâneo, o chamado Found Footage é um gênero que se assemelha a uma narrativa documental com imagens geralmente em primeira pessoa com câmeras amadoras. A intenção de filmes neste estilo é passar a ideia ao espectador que o que ele está vendo é um material bruto, encontrado ao acaso e que contém cenas reais e chocantes.
Foto: Divulgação
O Cineclube Toca o Terror vai exibir uma destas produções em sua sessão mensal no auditório do MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães). O filme a ser apresentado ao público é "Infection" (EUA, 2005), do diretor Albert Pyun, que mostra estranhos acontecimentos em uma região remota nos Estados Unidos, com imagens captadas em uma câmera acoplada no interior de um veículo. 

Após a exibição do filme, o Cineclube promove um debate com Rodrigo Carreiro, jornalista e professor de cinema da UFPE, que em sua pesquisa de doutorado analisou o estilo Found Footage no cinema. Ao longo deste período, Rodrigo compilou em uma lista no IMDB mais de 350 filmes que seguem este formato.

Além da exibição do filme e do debate, haverá o lançamento do livro “Cinemas de Horror”, que contém ainda um texto de Rodrigo Carreiro sobre as produções de Found Footage.

Cineclube Toca o Terror
Auditório do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Acesso pela Rua da União - Boa Vista
19 16h
Classificação Indicativa: 14 Anos
Gratuito
blogtocaoterror.wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado