Perfil do artesão com Mariazinha Cavalcanti

Foto: Roberta Menezes - Texto: Er 

Nascida em Condado, Zona da Mata Pernambucana, Maria Cavalcanti, chamada carinhosamente de Mariazinha, desde criança gostava de pintar. Foi professora de educação artística, época em que tentava transmitir para os alunos todo o seu apego pela cultura popular.

Autodidata, ela desenvolveu um estilo próprio. Durante um bom tempo, fez cursos na Universidade Federal de Pernambuco para aperfeiçoar suas técnicas. “O começo é difícil, o artista precisa de muita força e dedicação, por isso, levo a sério o que faço e vivo da minha arte”, comenta Maria. A dedicação e a qualidade do trabalho rederam prêmios e reconhecimento, ela já ganhou um concurso na UFPE com a tela da Rua da Aurora; fez exposições no ABA; tem telas no Museu de Arte Contemporânea (MAC); participou do Olinda Arte em Toda Parte, além de participar anualmente da Feneart.

As telas são feitas à mão livre, possuem movimento e profundidade, contam verdadeiras histórias, parecem até que ganham vida. O que ela mais gosta de pintar são as manifestações culturais. “Meus pais nunca me deixaram brincar o Carnaval nem o São João, então a tela serviu como um escape para minha paixão pela cultura. Não economizo na tinta, a pintura é o meu desabafo, é por meio dela que eu mostro meus sentimentos”, revela.

Entre os quadros mais procurados estão o Caboclo de Lança, a Ciranda, a Festa de São João e o Bumba. As paisagens vendem muito bem principalmente as do Recife e de Olinda. Maria também desenha floral, que são muito procurados durante a Feneart. “Eu não desenho pensando no turista, desenho para o meu povo. Já foi a época em que os turistas compravam tudo, agora é a vez dos brasileiros, eles estão cada dia mais interessados em nossa cultura”, pontua. Além das telas produzidas em diversos tamanhos, ela cria canecas de porcelana, bloco de notas, caixa para joias, bolsas, toalhas, entre outros artigos.

 As obras de Mariazinha Cavalcanti estão à venda nos seguintes locais:
Casa do Artesão de Olinda
Rua Prudente de Morais, 458, Carmo – Olinda
3053 1927
Dom a Dom 9h às 17h

Ateliê
Rua Nilton Melo, 126, Cidade Tabajara – Paulista
(Próximo ao Vale do Amanhecer)

3371 7906 | 9276 6378

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)