Meu Bairro... Moro Aqui: Brejo da Guabiraba

A praça serve como ponto de encontro para todos no bairro
Por: Anax Botelho
Fotos: Roberta Menezes

A Agenda Cultural do Recife continua com sua missão de registrar nas suas páginas, a história dos bairros e do povo que constrói as diversas identidades da Capital Pernambucana nos seus 477 anos. Nesta edição, a série Meu Bairro... Moro Aqui vai ao Brejo da Guabiraba, localizado entre a Avenida Norte e a BR 101, pertencente à Região Político-Administrativa 3 (RPA 3), Zona Norte da cidade. Conhecer o cotidiano da população de quase 12 mil recifenses, onde o verde das árvores e as relações sociais não se apagaram com a vida corrida da Metrópole, resume o Brejo da Guabiraba no seu centro comercial, altos e diversos córregos.

Nossos guias
Para guiar esse passeio por um bairro com bastante sementeiras e agitada vida cultural, convidamos o professor de dança Valmir Silva, 40 anos de vida e dedicação à comunidade, e a educadora Verônica da Silva, 52 anos, nascida e criada na região. Os dois participam do Grupo Sementes do Amanhã da Guabiraba, fundado em 1989, e agente ativo na vida política e cultural da região até os dias de hoje. Segundo Valmir, o Grupo serve principalmente como centro de articulação cultural do bairro, e atualmente conta com o projeto Cia. de Danças Folclóricas, além de organizar desde 1994 o Bloco Carnavalesco Semente em Folia. Sua sede fica de portas abertas para outros grupos da região, como grupos de artes marciais e grupo de redução de danos para jovens. “Articulação e movimento. Estar junto das pessoas do Brejo da Guabiraba”, relata Verônica sobre sua relação com o local.

Altos fazem parte da geografia do local
Ao percorrer as ruas do bairro com os guias, notamos o orgulho da identidade e organização dos moradores. Segundo Valmir e Verônica, a Igreja do Bom Jesus, além da escola e creche, atualmente administradas pela Prefeitura do Recife, foram construídas pela comunidade, com o incentivo dos comerciantes locais. Nessa viagem de engajamento e autonomia para construir um bairro melhor, chama atenção a praça do bairro. É nela que ocorre a maioria das atividades festivas das igrejas, de jovens, de grupos culturais, entre outros. A história da praça começa com a iniciativa dos moradores que, entre 2009 e 2010, durante oito meses, arrecadaram dinheiro com rifas e mutirões de trabalho para a construção desse espaço. É nesse local que observamos a forte identidade do bairro e do povo que nele mora. Atualmente, a praça serve também como ponto de encontro, onde os moradores têm os momentos de diversão e enriquecimento cultural. “A praça é o coração do bairro, onde todo tipo de pessoa se encontra para comemorar o Dia das Crianças, o Dia das Mães, shows de rock, caboclinhos etc.”, diz nosso guia Valmir.


Grupo é na vida do bairro desde 1989
Seguindo pelo centro comercial, em frente à Guarita da Polícia Militar, ponto de referência do bairro, encontramos o presidente do Conselho de Moradores, Edmilson Gitay, popularmente conhecido como Arapinha. Para ele, o conselho serve para lutar pelas demandas da comunidade, além de criar e incentivar atividades para as crianças e adolescentes do bairro. Em rápida conversa com Arapinha, ficamos sabendo sobre um antigo time de futebol da região, o Pitulândia, fundado por um grupo de amigos em 1998, e, depois de dois anos, a criação de um bloco de carnaval. Atualmente um dos maiores e mais tradicionais do local.

Ao continuar passeando por essa região do Recife, vemos muitos mercadinhos, padarias, lojas e um banco para efetuar transações básicas. “Quem vive aqui, não quer sair, dá para resolver aqui mesmo. Tem tudo aqui”, diz o professor de dança que, questionado sobre sua relação com o bairro, fala abertamente sobre o sentimento que os une. “Desde que me entendo como gente, minha relação com o Brejo da Guabiraba é de descoberta. Sempre encontro algo novo no bairro”, diz.

Nesse espaço de forte interação social, a presença das escolas São Cristovão e Municipal da Guabiraba têm ampla participação no cotidiano da população. Além de fornecer transporte para os jovens terem acesso ao ambiente escolar, o apoio à prática esportiva é uma das características do lugar. “A quadra fica disponível para os jovens da comunidade. Eles fazem várias atividades, porém o mais comum é o futebol de salão (futsal) e o vôlei”, relata nosso guia.

Respeito e tolerância religiosa são características do local
A vida religiosa na localidade é outro ponto bastante forte no Brejo da Guabiraba. Segundo nossos guias, a comunidade tem forte influência da religião católica, protestante e do candomblé. Todos moradores participam das atividades organizadas pelos grupos religiosos na praça. “Quando os grupos fazem festa e/ou estão lutando em prol da comunidade, todos participamos e apoiamos”, diz Valmir, destacando o respeito e tolerância religiosa presente entre os moradores da região.


Este mês começam os ensaios dos dois caboclinhos do bairro, o Taquaracy e o Pantera Negra. Toda sexta-feira é realizada uma feira de artesanato e diversos eventos na Rua Cassiterita, e aos sábados e domingos um bazar organizado pela Igreja do Bom Pastor. É na vida corrida da Cidade, que se torna cada vez mais necessária a organização social, e o Brejo da Guabiraba não deixa por menos, continua com sua luta pela identidade local do bairro. O Brejo da Guabiraba vive o bairro. Nele se produz e se consome uma forte e rica produção cultural. Sem tirar os pés do chão de origem, os moradores também são protagonistas na vida da Capital Pernambucana.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua