Destaque do mês: Biblioteca do Centro Cultural Manoel Lisboa


Foto: Roberta Menezes | Texto: Erika Fraga
 Localizado dentro do Centro Cultural Manoel Lisboa, o espaço preserva a história da organização política do País. Frequentada por militantes de movimentos sociais e pessoas que querem conhecer um pouco mais dos processos políticos, ela tem como objetivo propor a difusão marxismo-leninismo. Seu amplo acervo, com mais de 10 mil títulos, é formado por filmes, revistas e livros que abordam a evolução política, econômica, social e cultural vivida pelo homem.

Nas estantes podemos encontrar: literatura internacional, com diversas obras da literatura russa, inglesa, portuguesa, além de autores nacionais como Machado de Assis, Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo, Erico Veríssimo, José de Alencar, Jorge Amado, entre outros grandes nomes da literatura brasileira. A parte política e partidária ganha maior destaque, são diversas obras que falam da estrutura e organização dos partidos, além de vários arquivos históricos sobre a comissão da verdade e a anistia.

O espaço dispõe da coleção completa de Lênin, textos raros de José Martí, Fidel Castro, Marx, Engels, Stálin, Ho Chi Minh, Dimitrov, Carlos Marighela, Carlos Mariátegui, Dostoiévski e vários outros. Um acervo voltado para a questão da mulher também se destaca e serve até como referência para orientar alguns movimentos sociais, como é o caso do Movimento Olga Benário, organizado pela própria Biblioteca e que tem como missão mostrar que a libertação da mulher só acontece com a libertação da sociedade como um todo. Na Biblioteca também encontramos obras de antropologia, cultura da arte, saúde, psicologia e juventude.
Foto: Roberta Menezes 
A Biblioteca disponibiliza gratuitamente o acervo para pesquisa, no entanto, é preciso fazer o cadastro para realizar empréstimos. Os documentos necessários são: Identidade, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Rua Carneiro Vilela, 138 – Espinheiro
Informações: 3427 9367
Seg a Sex 10h às 20h






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado