Cinema e Vídeo - Abril

Cine PE completa 18 anos e traz novidades 
O Cine PE, Festival do Audiovisual, será realizado de 26 de abril a 2 de maio. A programação das mostras competitivas será formada pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos-Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários-Doc Cine PE, da qual poderão participar também filmes de outros países; e Mostra Internacional de Cinema do Recife. O evento, que segue para sua 18ª edição, vai ocorrer, como de praxe, no recém-reformado Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Este ano, o festival homenageia com o troféu Calunga a atriz de cinema, TV e teatro Laura Cardoso e o ator, ator, diretor e crítico de cinema brasileiro José Wilker, ambos com presenças confirmadas no evento. Laura Cardoso, 85 anos, com 29 filmes no currículo, foi premiada há 13 anos no festival, como melhor atriz pelo longa Através da janela. O vetereno José Wilker, 66 anos, que esteve no Cine PE no ano passado com o longa-metragem Giovanni Improtta, tem 69 filmes no currículo. Além deles, o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol do cineasta brasileiro Glauber Rocha também será homenageado pelos 50 anos de existência. O filme foi lançado às vésperas do golpe militar e logo em seguida inscrito como concorrente à “Palma de Ouro” de Cannes e fala sobre acontecimentos ocorridos entre março e maio de 1964. O Cine PE fará uma exibição da cópia restaurada do filme. As homenagens serão feitas na noite de encerramento do festival, marcada para 2 de maio.

INTERNACIONALIZAÇÃO Entre as novidades da 18ª edição do evento, a abertura à participação de longas-metragens de outros países e uma programação competitiva segmentada.

A programação completa está no site www.cine-pe.com.br
 
VerOuvindo: I Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife
Cinema da Fundação
Rua Henrique Dias, 609 – Derby
4 a 7 14h
Gratuito
(81) 3073 6689

O VerOuvindo é o primeiro festival de filmes com audiodescrição, tradução de imagem, do Recife. Todos os espaços de apresentação dos filmes, de longas e de curtas-metragens, são acessíveis a pessoas com deficiência visual. A mostra tem o objetivo de divulgar a audiodescrição e de torná-la uma categoria de premiação nos festivais de cinema. Para essa primeira edição, foram realizadas quatro audiodescrições.

O evento inclui a primeira mostra competitiva de audiodescrição do Brasil, com júri popular. Haverá cédulas de votação em Braille para que as pessoas com deficiência visual possam votar. O programa do festival também estará disponível em Braille. O evento estimula a participação de consultores cegos para a revisão dos roteiros de audiodescrição. Com o intuito de apresentar a técnica da audiodescrição aos produtores do audiovisual, haverá no dia 7 de abril, às 14h, um bate-papo, aberto ao público, com os diretores que tiveram seus filmes audiodescritos, para saber como eles perceberam essa linguagem inserida em suas obras.

4
Abertura do festival
Mostra competitiva
Exibição de curtas selecionados e votação do júri popular
Aproximadamente 90min

 5
Língua Mãe de Fernando Weller e Leo Falcão, 81min
(Audiodescrição: Silvia Farias/consultoria: Roberto Cabral) 
Crianças do Brasil, de Portugal e de Angola se encontram através da música. Um documentário sobre a preparação do espetáculo de Naná Vasconcelos em comemoração aos 50 anos da capital brasileira.

6
Colegas
Marcelo Galvão, 94min
(Audiodescrição: Márcia Caspary- RS, voice over) 
É uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo a Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

7
Café Aurora
Pablo Polo, 19min30s
(Audiodescrição Andreza Nóbrega/consultoria: Roberto Cabral) 
Um especialista na preparação de cafés admira secretamente uma artista plástica. Ela, por sua vez, é cliente costumeira do Café Aurora. O encontro desses dois personagens nos leva a um mundo de sensações diferenciadas. Um mundo em que as palavras valem menos do que a percepção.

Viagem à Marte
Toinho Castro, 9min41s
(Audiodescrição: Gisele Silgom/consultoria: Milton Carvalho) 
Uma grande guerra, uma fuga para Marte, um novo mundo... Viagem a Marte é uma narrativa de ficção cientí­fica construída com base em outras narrativas. A proposta do filme é contar uma história nova por meio de imagens que já existem, imagens de arquivo. Velhos documentários sobre a corrida espacial e sobre a Segunda Grande Guerra são as fontes que alimentaram a história dessa viagem.

Recife Frio – Kleber Mendonça Filho, 24min
(Audiodescrição: Liliana Tavares/ consultoria: Milton Carvalho) 
Um documentário de uma TV estrangeira examina os efeitos da mudança em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente e relata eventos inexplicáveis que transformaram a capital pernambucana numa cidade fria e chuvosa, revolucionando costumes de toda uma sociedade que surgiu tropical.

Debate sobre a produção da audiodescrição para filmes com os diretores e com os audiodescritores e o público.

Divulgação dos premiados da mostra competitiva
Encerramento do festival

Cineclube Curta Doze e Meia
“Eu Protesto!”
Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
Quintas 12h30
Gratuito

3
We Belong – Uma Celebração da Diversidade (RS)
Direção: Sérgio Sá Leitão / Doc, 26min, 2003 
Os espectadores poderão ver, ouvir e se emocionar com pessoas de lugares e trajetórias completamente diferentes, que acabam se encontrando num mesmo lugar, pela mesma razão: o desejo de construir um mundo mais justo e igualitário.

Dias de Greve (DF)
Direção: Adirley Queirós / Fic, 24min, 2009 
Uma greve de serralheiros é deflagrada em uma cidade de periferia da Capital Federal. Nesse período, muito mais do que um possível despertar para uma consciência de classe, os grevistas redescobrem uma cidade e um tempo que não mais lhe pertencem.

Somos Todos (PE)
Direção: Bruna Monteiro e Nathália Dielú /Doc, 20min, 2013 
Eram seis horas da manhã, em janeiro de 2012, quando oito mil pessoas, assustadas, começaram a chorar. Pinheirinho dali em diante não seria mais o lar que construíram há cerca de oito anos. Somos Todos dá rosto aos Pinheirenses e voz a dor de quem até hoje espera solução para uma reintegração de posse repleta de contradições judiciais e humanas.

10
Velho Recife Novo (PE)
Direção: Luis Henrique Leal, Caio Zatti, Cristiano Borba e Lívia Nóbrega
Doc, 16min, 2012 
Oito especialistas de diversas áreas (arquitetura e urbanismo, economia, engenharia, geografia, história e sociologia) opinam sobre a noção de espaço público na cidade do Recife e destacam temas como: a história do espaço público na cidade, o efeito dos projetos de grande impacto no espaço urbano, modos de morar recifense, a relação entre a rua e os edifícios, a qualidade dos espaços públicos, legislação urbana, gestão e políticas públicas e mobilidade.

A ditadura da especulação (DF)
Direção: Zé Furtado / Doc, 13min, 2012 
Relatos sobre as tentativas de impedir que as máquinas derrubem a vegetação local para construção de edifícios no setor Noroeste, os diversos confrontos entre indígenas, manifestantes, polícia militar e seguranças da administradora Terracap, a estatal que administra as terras públicas do Distrito Federal, e o movimento de resistência contra o avanço das construções desse novo bairro em Brasília, que tentam retirar do local um antigo santuário e a comunidade indígena que habita a área.

Escola Eldorado (RJ)
Direção: Victor Lopes / Doc, 13 min, ano: 2008 
Testemunha viva da história recente do Brasil, Alcione Silva migrou do Maranhão para o sul do Pará nos anos 60 em busca de terra e trabalho. Como agricultor no Araguaia, presenciou a ação do Exército no embate com a guerrilha e a derrota do movimento, comandada por Sebastião Curió, atual prefeito de Curionópolis. Por boa parte dos anos 80, Alcione viveu no garimpo de Serra Pelada sem fazer fortuna, voltando depois a trabalhar como agricultor. Juntou-se ao MST e, baleado na curva do S, sobreviveu ao massacre de Eldorado dos Carajás em 1997. Hoje vive em Eldorado, trabalhando em terras que nunca foram suas. Todos seus filhos têm o estudo que lhe foi negado pelos pais.

Aruanda (PB)
Direção: Linduarte Noronha / Doc, 22min, 1960 
Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, às vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d’Água da Serra do Talhado, em Santa Luzia do Sabugui (PB), surgiu em meados do século passado, quando o ex-escravo e madeireiro Zé Bento partiu com a família à procura de terra de ninguém.

18
Engenho Prado – Guerra de Baixa Intensidade na Mata Norte de Pernambuco (PE)
Direção: Telephone Colorido /Doc, 30min, 2003 
300 famílias disputam terras improdutivas em PE

Mato Eles? (PR)
Direção: Sérgio Bianchi /Doc, 34min, 1983 
O extermínio suave dos últimos índios da reserva de Mangueirinha, no sudeste do Paraná, com a conivência daqueles que os deveriam proteger. Com uma ironia cortante, as questões se desenvolvem como numa estrutura de teste de múltipla escolha.

Setembros (PE)
Direção: Adalberto Oliveira / Exp, 08min, 2013 
“Oh linda situação para se construir uma vila!” Duarte Coelho
Quantos setembros iremos viver em conflito com nós mesmos?
Liberdade, transgressão, repressão, diferença social e violência... “Setembros”

24
Nós faremos com que você nunca esqueça (PE)
Montagem: Catarina Apolônio/Clipe, 2min, 2005 
Clipe feito com imagens do protesto dos estudantes contra o aumento das passagens de ônibus em Recife, no ano de 2005.

Hempocrisy (PE)
Direção: Maria Aline Moraes/Doc, 20min, 2012
Hempocrisy coloca em cena as Políticas Públicas de Drogas. Mais precisamente, traça um paralelo entre o Brasil e a Holanda, na medida em que o primeiro adotou a repressão e o outro a tolerância. São 20 minutos de um confronto real: política de repressão x política de tolerância, e, sobretudo, uma tentativa de trazer à luz a discussão, tão presente e sempre polêmica, do uso da Cannabis sativa, desde a extração para fumo ao cultivo para fins industriais.

Orwo Foma (PE)
Direção: Lia Letícia e Karen Black / Exp, 4min, 2012

Tudo é lindo numa mulher.

Êxito D’Rua (PE)
Direção: Cecília Araújo/Doc, 15min, 2004

Movimento, vida, cinema, revolução, música, hip-hop, grafitagem, break, MCs, DJs, VJs, conscientização polí­tica, transformação social, desobediência civil...

Em Trânsito (PE)
Direção: Marcelo Pedroso/Fic, 19min, 2013

Elias, em trânsito.

1ª Mostra de Cinema Cubano Contemporâneo
CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero – Bairro do Recife
1 a 6
Curtas – 18h | Longas – 20h
R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)
(81) 3425 1900
Programação: www.mostracuba.com.br/programacao/ 
Mostra dedicada exclusivamente à produção da Ilha. São seis longas-metragens realizados no país e um panorama de 21 curtas-metragens que se destacaram nas últimas edições da Mostra de Jovens Realizadores de Cuba, evento de grande importância que ocorre anualmente em Havana; além de duas oficinas gratuitas ministradas por Susana Barriga e Patrícia Ramos, ambas professoras da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños.

Cine Clube Instituto de Cultura Brasil-Itália
Rua Marques Amorim, 46 – Boa Vista
Sex 9h, 15h, 17h, 19h
Sáb 9 às 13h
Gratuito
3221 4112

4
Novo Mundo 
Sicília, começo do século 20. Salvatore Mancuso (Vincenzo Amato) quer recomeçar a vida no Novo Mundo. Decidido, ele vende tudo o que tem para custear a viagem com os filhos e a velha mãe a um lugar onde haja mais trabalho e pão para todos. O destino escolhido é Nova York, nos Estados Unidos. Mas ao longo da viagem os problemas se acumulam, desde o embarque no navio até as dificuldades de imigração nos Estados Unidos.

11
Bem-vindos à Casa Gori 
Bem-vindos à Casa Gori (Benvenuti in Casa Gori). Uma sitcom, onde tudo se passa durante um jantar de natal em família. Numa região da Toscana, um pai de idade avançada, filhos trapaceiros, o casal com filhos, felizes e perfeitos, que escondem segredos sobre sexualidade e vícios, um casal que cuida do pai, uma filha que se prostitui vão ser postos em uma situação cômica. Tudo acontece de modo irreverente nesse jantar conduzido pelo ator, autor e diretor do filme Alessandro Benvenuti, um dos melhores comediantes da Itália na atualidade.
18
Estamos todos bem 
Desde criança, o aposentado Matteo Scuro amava ópera e sonhava viajar pelo mundo. Agora sua chance de viajar chegou. Sempre no seu aniversário, os filhos de Matteo vêm de todos os cantos da Itália para vê-lo. Nesse ano, um a um, eles cancelaram sua viagem anual. Então, com um pequeno sorriso no rosto e uma pequena mala, Matteo atravessa a Itália para visitar a todos. Mas o que no início parece ser uma aventura excitante logo se torna uma jornada de desencontros e surpresas, em que ele descobre como realmente vivem seus filhos que achava que conhecia.

25
Johnny Stecchino 

Dante (Roberto Benigni) é um perdedor nato. Nada dá certo para ele – especialmente no amor. Um dia, ele é atropelado por uma linda e rica mulher (Nicoletta Braschi), que lhe dá alguma esperança. Mas para ficar com ela, Dante deve ir à Sicília, onde o marido dessa mulher (também interpretado por Benigni) é um gângster conhecido como Johnny, o Palito de Dentes (“stecchino”, em italiano). Foragido por ter denunciado alguns dos mafiosos locais, que o querem morto, a salvação de Johnny pode estar na semelhança impressionante com Dante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua