Angélica Criss chega mais perto dos pernambucanos

Fotos: Nilton Leal

Por Gianfrancesco Mello

Desde criança, a cantora e compositora pernambucana Angélica Criss esteve em contato com a MPB. Nascida na cidade do Recife e criada no bairro de Rio Doce, em Olinda, teve seus domingos embalados por cantores como, por exemplo, Nelson Gonçalves, Cartola, Noel Rosa e Noite Ilustrada. “Todas essas influências foram por causa de um vizinho que tínhamos. Ele sempre realizava uma seresta na casa dele e era impossível não apreciar aquelas músicas. Isso tudo foi associado ao gosto dos meus pais (Ricardo Souza e Lindinalva Souza), pois sempre foram fãs de Roberto Carlos, Gal Costa, Maria Betânia, entre outros”, explicou Criss.

Durante a adolescência, Angélica participou de corais religiosos e também de festas beneficentes. “Não tem coisa que me emocione mais do que um coral. Sempre tive essa paixão pela música, mas, com o tempo, casei e tive filho. Por esse motivo, os meus planos musicais ficaram um pouco de lado.” A decisão de seguir o caminho artístico profissionalmente veio aos 27 anos e se deu depois de ser convidada por uma prima para cantar no aniversário de oitenta anos da sua avó como forma de homenageá-la. “Depois do aniversário, o pessoal queria que eu continuasse a cantar. Isso foi mais ou menos no ano de 2007.” A partir desse momento, a cantora foi apresentada ao músico Ronnie Cruz e, posteriormente, a Dayvson Resgllar e não parou mais de cantar. “Formamos então a banda Andaros (nome formado pela soma de Angélica, Dayvison e Ronnie)”, pontuou. 



Cantando em barzinhos e em diversos eventos, Angélica Criss amadureceu e aperfeiçoou a sua música. Como sempre gostou de escrever, demorou um pouco, no entanto, ao passar do tempo, percebeu que os seus “escritos” eram, de fato, letras de músicas e que já vinham acompanhadas de melodia. “Nunca fiz aula de canto e não toco nenhum tipo de instrumento. Eu componho em qualquer lugar. Acho que é um dom, pois vem como um estalo, algo automático, como alguém sussurrando em meu ouvido. Não sei explicar, só escrevo e curto o resultado. É uma coisa imaginária, porque eu consigo visualizar a cena na minha cabeça e também me inspiro nas paisagens do cotidiano. Enfim, a mente do compositor é muito louca”, argumentou.

Com o tempo, por causa das atribuições e dos compromissos pessoais dos integrantes da banda Andaros, o grupo se dissolveu. Entretanto, o sonho de Criss continuou vivo. Em janeiro deste ano, ao chegar a sua casa, viu pela TV que as inscrições da Mostra São Paulo Exposamba estavam abertas para compositores de todo o Brasil. “Decidi inscrever o samba Seu tempero, que é de minha autoria, e cheguei à final entre os 10 primeiros mais votados da internet. Foram, ao todo, 1.600 inscritos, 200 pré-selecionados e apenas 40 estiveram na semifinal. Foi uma experiência maravilhosa.”

Com músicas inspiradas em ritmos como samba, reggae, blues, pop e baladas românticas, Angélica busca na MPB um ritmo suave e doce, interpretando novos e antigos nomes da música popular brasileira. Atualmente, a cantora e compositora pernambucana continua sua caminhada profissional e está trabalhando na divulgação de músicas autorais que farão parte do seu primeiro CD. “Tudo já está pronto e estamos apenas finalizando a capa.” O álbum, intitulado Angélica Criss mais de perto, contém 10 faixas e faz um passeio pelo samba de raiz e o batuque africano, entre outros ritmos que adoçam os ouvidos dos apaixonados pela boa música popular brasileira.

Contatos:

Comentários

  1. Ela é maravilhosa! Sua voz e seu jeito encantam o público!

    ResponderExcluir
  2. Sou amante dessa voz tão maravilhosa que nos encanta com sua doçura , todos os dias eu esculto o Samba Seu tempo , que está disponível no Palco Mp3. Tou na espera do Cd ... Sucesso amiga você merece..!! Beijos ..

    ResponderExcluir
  3. parabens querida..feliz por voce,foi um prazer ter trabalhado ao seu lado..abraçao de seu amigo
    Dayvson Resgllar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo