Som da Terra: Zé Manoel

Por Gianfrancesco Mello

Foto: Elvio Luiz
Nascido em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o cantor, compositor e pianista Zé Manoel, desde os nove anos, já se envolveu na arte musical quando aprendeu a tocar piano com a professora Lúcia Costa. As aulas passeavam por tradicionais repertórios clássicos como Chopin e Bach até compositores populares como Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. Essa iniciação musical fez com que Zé Manoel tomasse gosto pela musicalidade brasileira e ele começou a encaixar no seu perfil profissional influências do chorinho, jazz e samba.

“Apesar de ter estudado piano desde cedo, eu sempre ouvia diversos tipos de música na minha casa, pois meu pai tocava violão. Aos 15 anos, comecei a tocar na noite em uma espécie de piano-bar e passei a ter mais contato com ritmos como, por exemplo, o samba-canção”, pontua o cantor. Dorival Caymmi, Tom Jobim, Chico Buarque e Capiba foram algumas de suas referências.


O compositor chegou ao Recife no ano de 2007, onde estudou música pela Universidade Federal de Pernambuco. “Nessa época, eu dava aula de música, tocava nas noites recifenses e trabalhei com outras coisas fora da área. Depois de um tempo, voltei apenas a trabalhar com música, mas, dessa vez, com trabalhos autorais”, recorda.

Em 2009, lançou o EP Zé Manoel, gravado no Recife e em João Pessoa (PB), que tem uma de suas composições na coletânea Music From Pernambuco Vol. 3, idealizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e musicou o livro infantil Quem Inventou o Sorriso, do escritor pernambucano Walther Moreira Santos. De lá para cá, Zé Manoel foi convidado a participar de diversos eventos e não parou mais. “Foi nesse período que aconteceram três coisas muito importantes para mim: primeiro, um show que foi realizado na Torre Malakoff; segundo, uma matéria que saiu no Jornal do Commercio; e terceiro, a repercussão dessa coletânea. Isso impulsionou de vez a minha carreira”, explica o cantor.

O currículo de Zé Manoel está repleto de premiações. O primeiro, em 2004, que foi recebido no Festival Edésio Santos da Canção, na Bahia, comprovou o talento do jovem cantor. Sob encomenda da Unicef, em 2005, compôs a música-tema do evento internacional Um mundo para a criança e o adolescente do semi-árido. Passou por outros festivais como o Festival de Música Geraldo Azevedo (PE), Femuarte (PE), Alta Mogiana (SP), Festival Universitário da Canção (PR), Festival de Música e Ecologia de Angra dos Reis (RJ), Festival Nacional da Canção (MG) e Festival de MPB do Conservatório de Tatuí (SP). O último prêmio, como primeiro colocado no Festival Pré-AMP 2011, foi o incentivo para a gravação do seu primeiro CD, com lançamento previsto para o dia 5 de maio deste ano. No álbum, o artista traz músicas autorais e algumas outras canções consagradas da MPB.

Atualmente, Zé Manoel faz shows no Recife e pelo Brasil, acompanhado por uma banda composta por piano, bateria (Rostan Júnior), percussão (Lara Klaus), baixo (Israel Silva) e flauta (Cecília Pires). Quem vai às apresentações do músico de voz calma e envolvente, sai com a certeza de que se trata de uma revelação da música popular brasileira. Por esse motivo, Zé Manoel firma, cada vez mais, seu nome na música de Pernambuco.

Serviço: 
Shows: (81) 9752-9254 (Sérgio Pezão)

Twitter: zemanoel_

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)