Ska Maria Pastora estreia no Abril Pro Rock

Foto: Deborah Ghelman
Ska Maria Pastora participa, pela primeira vez, do festival Abril Pro Rock, que chega a sua vigésima edição este ano. Tornando a estreia ainda mais especial, a banda lança seu primeiro disco “As Margens do Rio Doce”, que já está disponível para download gratuito no www.skamariapastora.com. Reunindo composições autorais, além de releituras para clássicos do frevo, o álbum dá sequência à trajetória de um dos principais nomes que tem movimentado a cena instrumental de Pernambuco nos últimos anos. O repertório de "As Margens do Rio Doce" será apresentado na noite deste domingo (22) do festival Abril Pro Rock 2012, no Chevrolet Hall.
Sobre "As Margens do Rio Doce"

Foto: Deborah Ghelman
“As margens do Rio Doce” é o nome do primeiro disco da banda pernambucanaSka Maria Pastora, que surge após o bem-recebido EP homônimo, lançado em 2008. Reunindo 11 composições autorais, além de duas releituras para os clássicos do frevo Cabelo de Fogo (Maestro Nunes) e Elefante de Olinda (Clidio Nigro e Clóvis Vieira), o álbum dá sequência à trajetória de um dos principais nomes que têm movimentado a cena instrumental de Pernambuco nos últimos anos.

Gravado no Fábrica Estúdios, no Recife, entre junho e novembro de 2010, “As margens do Rio Doce” conta com produção musical de Yuri Queiroga, nome por trás de vários trabalhos de artistas pernambucanos, como Lula Queiroga, Elba Ramalho, China e Radistae, por exemplo. Entre as composições autorais que marcam presença em “As margens do Rio Doce”, estão a faixa que dá título ao álbum de estreia da Ska Maria Pastora, além de “Fanfarra Dominicana”, “O Destino de Fidel” e “Skarnaval”. 

No disco, os integrantes Deco Trombone, Leo Oroska (percussão), Sanzyo Dub (bateria), Vitor Magall (guitarra), Jayme Monteiro (guitarra), Valdir Pereira (baixo) e Leo Vinesof (teclado) contam com a participação especial de alguns músicos convidados. São eles: Fabinho Costa (trompete), do grupo A Trombonada, Parrô Mello (sax) e Rafinha (sax soprano).

O projeto gráfico de “As margens do Rio Doce” ficou a cargo do Estúdio Super Terra, que assinou também a identidade visual de discos da Caravana do Delírio, Caapora e Feiticeiro Julião, entre outros. O álbum de estreia da Ska MariaPastora está disponível para download gratuito no site oficial da banda:www.skamariapastora.com. 

TRAJETÓRIA – Formada em 2008, o Ska Maria Pastora é um projeto de música instrumental de músicos pernambucanos que possuem em comum o gosto peloska, reggae e naturalmente pelo frevo. Aproveitando a semelhança entre esses estilos, a banda fez do principal ritmo de Olinda a base melódica para a composição do Ska, provando que musicalmente estamos muito mais pertos do que pensamos das outras culturas. 

Influenciada por Capiba, Nelson Ferreira, Spok Frevo Orquestra, Rotterdam SkaJazz Foundation, Don Drummond e The Skatalites, principal expoente do ska, que misturaram a música européia com a caribenha, a Ska Maria Pastora usa as harmonias de clássicos do frevo para envenenar a música jamaicana. O resultado é uma música efervescente e dançante tipicamente nem refinada, nem popular, mas altamente universal e de pura identidade.

A banda vem conquistando um bom público por onde tem tocado, já tendo participado dos seguintes festivais pelo Brasil: Carnaval da Fundarpe 2010 e 2011, Carnaval Recife e Olinda 2009, 2010 e 2011, Rec Beat 2009, Pompéia Beat 2009 SP, Festival Música Para os Ouvidos 2009 BA,  Festival  Oi Futuro Som 2010 RJ, Feira da Música Fortaleza  2010, CE, Som Francisco Petrolina 2011, Arraial Instrumental 2011 e Cena Brasil 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife