Sarau Plural: Rapsódia pernambucana – Nem Cavalcantis, nem cavalgados


Foto: Divulgação

O Sarau Plural realiza sua segunda edição do ano nesta terça-feira (24). A Arte Plural Galeria recebe a atriz e pesquisadora Leda Alves, também gestora cultural. Consolidado na agenda cultural da cidade, o encontro já está em seu quarto ano consecutivo e apresenta o tema "Rapsódia pernambucana – Nem Cavalcantis, nem cavalgados". Neste ano, o violonista Vinicius Sarmento integra a equipe permanente do sarau, já composta pelos escritores e jornalistas Homero Fonseca e Marco Polo e com o músico Geraldo Maia.

A ideia é apresentar ao público a literatura e música pernambucanas, a partir da expressão popular ‘nem Cavalcantis, nemcavalgados’, que satiriza o poderio de algumas tradicionais famílias aristocráticas do estado. Para isso, o grupo aproveita os textos de Adriana Falcão, Gerusa Leal, Hermilo Borba Filho, Jerônimo Vilela, Luiz Berto. Também estão na programação da noite os poemas de César Leal, Cida Pedrosa, João Cabral, Joaquim Cardoso, Marcus Accioly e Micheliny Verunschk.

A trilha sonora viaja pelas canções de compositores da música popular brasileira, com atenção especial para os pernambucanos. Músicas de Alceu Valença, Banda de Pífanos de Caruaru, Capiba, Gerado Azevedo, Lenine, Teca Calazans, Caetano Veloso e Dudu Falcão compõem a noite do encontro.


Convidado – Leda Alves é atriz, gestora cultural e pesquisadora de cultura popular. Foi uma dos fundadores do extinto grupo Teatro Popular do Nordeste e atualmente é presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Leocádia, Leda, ou Leo são os vocativos para a mulher que é considerada por muitos a dama de ouro da cultura pernambucana. A atriz foi ex-aluna, amiga e mulher do também ator Hermilo Borba Filho, falecido em 1976, para quem ela dedica seu enlace definitivo com a arte popular.

Próximas edições – O Sarau continua com uma programação bastante eclética no primeiro semestre: em maio, “Mãe África”, com Miró, poeta marginal; em junho, “Cangaço”, com Frederico Pernambucano de Mello, um dos maiores especialistas no fenômeno histórico.

Encontro – O Sarau Plural é resultado de uma parceria entre a Arte Plural Galeria e o jornalista e escritor Homero Fonseca. Aberto ao público, o encontro acontece todas as últimas terças-feiras do mês, com leitura de versos, prosas, poemas, acompanhada de fundo musical e interpretações. Sempre com a participação de um convidado e um tema específico, o projeto visa integrar literatura e música de maneira descontraída.

Serviço:
Sarau Plural
Tema: "Rapsódia pernambucana – Nem Cavalcantis, nem cavalgados";
Com Leda Alves, Homero Fonseca, Marco Polo, Geraldo Maia e Vinicius Sarmento;
Dia 24 de abril, às 19h;
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife;
Aberto ao público;
Informações: (81) 3424.4431;
P.S.: Recomendado chegar no horário, pois os lugares são limitados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife