Mostra do Sapo Cururu chega a seu oitavo ano


O que começou como uma festa informal para reunir cineastas, produtores e gente interessada na sétima arte, hoje já é um evento que goza de vida própria no Recife. Em sua oitava edição, a Mostra Sapo Cururu reúne o que há de irreverente, alternativo e intrigante na produção audiovisual brasileira. Já passaram pelo Sapo Cururu, obras consideradas raras da cinematografia nacional e artistas como Wander Wildner, Cidadão Instigado e Fausto Fawcett.

Neste ano, o Sapo Cururu chega com uma programação especial no Cinema São Luiz para o lançamento do filme Os Sertões, de Zé Celso, todas as segundas de 7 de maio a 4 de junho. O festival começa em clima festivo no Vapor 48 com um evento que reúne mostra de cinema, shows e discotecagens no dia 28 de abril. As bandas Tagore (PE) e a banda Ava (RJ) são as atrações musicais da festa, que recebe o reforço nas pickups dos DJs Patrick Tor4 e Catarina Dee Jah.

Atrações - Os cantores/vocalistas dos shows escolhidos para se apresentarem na Mostra Sapo Cururu dão nome às suas respectivas bandas. Na forma do eu subjetivo, que se utiliza da arte musical para se expressarem, Tagore Suassuna e Ava Rocha também são nomes para se ficar atento na cena independente brasileira.


Com uma voz grave e singular, Ava Rocha e sua banda executam ao vivo composições particulares e releituras de ícones da música brasileira, como Jards Macalé e Edu Lobo. A banda carioca lançou no fim do ano passado o álbum "Diurno", sob forte influência e incentivo do dramaturgo Zé Celso Martinez, que havia convidado a cantora para participar da peça Os Sertões. A teatralidade e a força das letras da banda são elementos que reforçam a característica primária da banda da filha de Glauber Rocha ao confrontar estéticas e agrupar novas ideias. 
Tagore Suassuna é um compositor pernambucano que se destacou primeiramente como vocalista da banda The Keith, com a qual gravou dois EPs. O ano de 2010, no entanto, marca o nascimento de seu projeto solo, que se aproxima bem mais da Tropicália do que do Rock mais atual. “Aldeia” é o nome do disco gravado com “técnicas caseiras de produção” ao longo de um isolamento do artista e dos músicos que tocam com ele em um sítio na região de mesmo nome. Tagore apresenta em sua sonoridade uma mescla de referências da música pop, que vai desde Raul Seixas a Gilberto Gil, passando por Beatles, Alceu Valença e Sérgio Sampaio.

Sessões - A programação audiovisual da VIII Mostra Sapo Cururu começa no dia 7, com o lançamento do filme "Os Sertões", do dramaturgo Zé Celso Martinez inspirado no livro homônimo de Euclides da Cunha, que também já foi adaptado para o teatro. As sessões ocorrem no Cinema São Luiz por cinco semanas sempre nas segundas-feiras, às 19h.

VIII Mostra Sapo Cururu 
Festa de Abertura 
Shows com Ava (RJ) e Tagore (PE) 
Discotecagem: DJ Catarina Dee Jah e DJ Patrick Tor4
Local: Vapor 48 - Cais do Forte das Cinco Pontas - Recife
Data: 28 de abril - 22h
Mais informações: (81) 3031.0042

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil