Imaginário Pernambucano realiza exposição em Casa Forte

Artesanato em barro, caroá, palha e imbira. Estas são algumas peças que resumem a potencialidade do projeto Imaginário Pernambucano que serão apresentadas até este sábado (14) , na loja SineQuaNon,, em Casa Forte. São produtos únicos para decoração e artigos de uso pessoal que resumem a cultura local em grande estilo. Neste sábado (14), a loja promove um brunch de abertura, a partir das 9h. Luminárias, almofadas e colares são alguns dos artefatos que prometem chamar a atenção na exposição. As peças traduzem o trabalho de artesãos do Cabo de Santo Agostinho, Pontas de Pedra e São Lourenço, que são algumas das comunidades que recebem o apoio do Imaginário Pernambucano.

O Imaginário é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que contribui para a construção de centros de produção e exposição, ajudando na comercialização dos produtos artesanais típicos pernambucanos. Ele reúne estudantes, técnicos, professores que trabalham com artesãos de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como áreas quilombolas e indígenas, e artesãos  que buscam melhoria na qualidade do artesanato criado por eles. “Nossa ideia é resgatar a auto-estima dos produtores, incrementando na geração de emprego e renda. Para isso, realizamos diversas oficinas com o objetivo de melhorar o processo da produção e a criação de novas linhas”, explica a coordenadora do programa, Ana Maria Queiroz de Andrade.


Para a proprietária da loja SineQuaNon, a arquiteta Julice Pontual, a exposição da Imaginário é uma oportunidade para mostrar que o artesanato local reflete na arte, na moda e na decoração. “Os produtos são diferenciados e tem um toque de requinte; ideais para quem busca personalidade na ambientação da casa ou até no look pessoal. E, o melhor,  com preço acessível  made in Pernambuco”, explica.  A SineQuaNon fica na Av. 17 de agosto, 1631. Mais informações: 3037-6237. 

Alguns produtos expostos:

Ceramistas do Cabo
Conjunto de Castiçal
Luminária
Florzinhas

Artesanato Cana Brava
Pãozeira
Almofada
Roupeiro alto grande
Roupeiro pequeno com forro 

Quilombolas de São Lourenço
Colar Chocalho azul
Colar Tabatinga vermelho
Colar Areal (lã vermelho bola)

Serviço: 
Exposição Imaginário Pernambucano
Até 14 de abril
Local: Loja SineQuaNon, em Casa Forte
Horário: a partir das 9h
Informações: 3037-6237

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife