Até o dia 6 de maio, o centro de compras recebe mostra inédita no Brasil


Fragmentos de uma viagem é o nome da nova exposição que o Shopping Difusora leva à cidade de Caruaru até o dia 6 de maio. As 15 telas da mostra são do artista plástico italiano, Francesco Gaetani, que expõe pela primeira vez o seu trabalho no Brasil. A exposição está montada na praça de eventos do mall, que fica no primeiro piso, e pode ser conferida das 9h às 22h.

As pinturas nos estilos neo-figurativo e neo-impressionista foram feitas com a técnica de acrílico sobre tela e fazem referência a lugares que Francesco visitou em suas viagens pelo Brasil desde 2007. “Chama de fragmentos porque o deslumbramento dele com a terra é tão imenso que ele não poderia pintar tudo o que havia fotografado”, explica a esposa dele, Ane Monteiro. Parte da mostra é uma série que o artista expôs na Itália, intitulada Garotas, em que ele mostra moças em locais como a Feira de Caruaru e Olinda.


“No Brasil, o que me chamou atenção em particular foram as cores e a força da natureza, que são diferentes da Europa, além da mistura de raças”, aponta o artista. Entre os quadros, também há um em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga, e outro com o Morro Bom Jesus. “É muito importante que o Shopping Difusora esteja disponibilizando este espaço para os artistas divulgarem sua arte”, completa.

Sobre o artista - Francesco Gaetani é natural de Lecce, que fica na região da Puglia, na Itália Meridional. Mora no Brasil desde 2010 e já participou de exposições do Norte ao Sul da Itália. Além de ser artista plástico, por 35 anos ensinou no Liceu Artístico Italiano, onde foi professor de desenho, pintura e história da arte. Hoje, Francesco mora na cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil