Alceu Valença em Caruaru e Gravatá

Homenageado pela Prefeitura do Recife no Carnaval, Alceu Valença recebe as honras dos caruaruenses, na Semana Santa, por seus 40 anos de carreira, em diálogo permanente com a multiplicidade dos gêneros da música pernambucana. Alceu recebe a homenagem no evento Caruaru: Parada Obrigatória, onde se apresenta com sua banda neste sábado (7), no Polo da Estação Ferroviária. Na véspera, dia 6 (Sexta da Paixão), o cantor leva seu show ao Pátio de Eventos de Gravatá.

O repertório destaca canções de sucesso em sua trajetória, como “Tropicana”, “Anunciação”, “Cavalo de Pau”, “Pelas Ruas que Andei”, “Belle Du Jour”, “Táxi Lunar”, “Estação da Luz”, “Como Dois Animais”, “Coração Bobo”, além de “Na Primeira Manhã”, revigorada na trilha da novela da TV Globo, Cordel Encantado. Nascido entre o Agreste e o Sertão, Alceu Valença conheceu na infância as expressões que lançaram as bases de sua arte: a música dos cantadores, emboladores, violeiros, aboiadores; dos cegos e suas cantigas de feira e dos cordelistas, que escreveram em versos a epopéia do Nordeste brasileiro.

Deste universo, incorpora os baiões, forrós, xotes e emboladas que ajudaram a constituir sua identidade musical. Alceu homenageia Luiz Gonzaga, cujo centenário é celebrado de norte a sul do País, em 2012. Do repertório de Mestre Lua, o cantor recria “Sabiá” e “Juazeiro”, em reverência ao Rei do Baião. Do baião ao frevo, contempla os foliões com “Bom Demais”, “Me Segura Senão Eu Caio” e “Voltei Recife”, além de “Bicho Maluco Beleza” e “Diabo Louro”, mitos do imaginário valenciano incorporados ao melhor Carnaval do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular