4° noite do CINE PE

Por Vitor Chaplin

O quarto dia de CINE-PE 2012 comprovou mais uma vez o sucesso que é o festival.  Em sua 16° edição o evento contou com uma programação diversificada e que atraiu o público que compareceu em massa neste último domingo (29). A tarde começou com a Mostra Competitiva de Curtas Pernambucanos, às 16h, exibindo os curtas “Poeta Urbano”, de Antonio Carrilho, o curta “Fora da Lei: A lenda de Jackie Taylor”, o curta “Koster”, de Carla Francine e Gemana Pereira e a animação “A Festa de Isaac”, dirigida por Ianah Maia.  A Mostra Especial – Filme Homenagem Fernando Meirelles, fechou às 17h seções da tarde com o longa Xingu (SP).

Com um pequeno atraso de 20 minutos, a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens começou às 20h20 trazendo três curtas que levantou a plateia e fez daquele, sem sombras de dúvidas, um dos melhores dias do festival. A mostra começou com o curta de ficção “As Folhas” (PB), do diretor paraibano Deleon Souto. Emendando um filme atrás do outro a mostra agora vem com o curta mais aplaudido da noite, “Di Melo, O Imorrível”, dos diretores Alan Oliveira e Rubén Pássaro, que trouxe a trajetória de Di Melo, que tendo gravado seu único disco em 1975 e sumido, reaparece depois de mais de trinta anos. Com um tom de irreverência o público foi contagiado pelo clima de comédia do curta. Encerrando a seção da mostra competitiva, o curta “Cesar!” (SP), com direção de Gustavo Suzuki.
Bete Mendes
Para prestigiar o evento contou com a presença da atriz Bete Mendes, que acompanha desde o primeiro CINE PE, em 1996. Ela fala da importância do evento, que vem crescendo significativamente e mostra atualmente, como o Cinema Brasileiro é diversificado e ainda ressalta o público que vem participando cada vez mais ao longo dos anos. Sobre os novos atores que estão surgindo, Bete afirma que está cada dia melhor, e destaca o trabalho dos jovens que vem fazendo bons trabalhos no cinema.

Mônica Silveira
Outra presença foi a produtora Mônica Silveira, que também está competindo com o longa “À Beira do Caminho” (RJ), de Breno Silveira. Falando um pouco sobre o momento cultural de Pernambuco, a produtora comenta que o estado já teve um momento de efervescência maior, mais exalta os trabalhos realizados nos teatros e da produção do cinema local. Um dado importante que deve ser lembrado é que Pernambuco foi o estado que mais vendeu ingresso do cinema nacional, dados lembrados e enaltecidos pela produtora.

A noite seguiu após o intervalo com a homenagem a Carlos Digues (Cacá Digues), pelos 50 anos de contribuição ao audiovisual brasileiro e logo após com o longa-metragem “Boca” (SP), com direção de Flávio Frederico. Por problemas técnicos o longa Boca foi interrompido nos pirmeiros 30 minutos e será reexibido nessa segunda-feira (30), às16h30, gratuitamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo